Autodidatas são mais inteligentes?

Muitos acreditam que as pessoas que aprendem tudo sozinho são mais inteligentes por conseguirem realizar esse processo de auto estudo, será verdade? 

Claro que não, a única diferença é que a pessoa autodidata tem curiosidade, iniciativa e independência. Isso ajuda ela a alcançar objetivos e parecer mais inteligente que outras.

Por que Autodidatas são inteligentes?

Ao longo do artigo eu vou mostrar que autodidatas não são mais inteligentes que outros, mas é bom destacarmos os benefícios de ser autodidata e porque eles parecem ser mais inteligentes.

O simples fato deles conseguirem aprender algo sozinho já faz com que outros os considerem inteligentes. Sua disposição, disciplina e iniciativa em aprender realmente se destaca entre os demais.

Outro motivo que faz os autodidata ficarem na frente é porque os métodos utilizados para aprendizagem estão anos luz dos métodos tradicionais usados nos cursinhos e escolas tradicionais. Eles não estão fazendo melhor, é você que está fazendo errado.

Os autodidata também não costumam ter medo do que desconhece. Geralmente as pessoas correm do desconhecido ao menos que tenha alguém lhe instruindo, já os autodidata são curiosos e se arriscam no desconhecido.

Autodidatas são mais inteligentes?
Photo by Vlada Karpovich

Crianças são Autodidatas

Hoje a maioria das pessoas que nascem tem habilidades autodidata, basta ver crianças com dois anos mexendo nos celulares. 

Muitas pessoas mais velhas não conseguem ter habilidade, mas não é por falta de inteligente, mas sim por dependência e comodismo. 

Quando uma pessoa mais velha sem experiência está mexendo no computador ou celular, perto de um jovem no qual acha inteligente, o que geralmente acontece? 

As vezes uma simples janela informativa aparece na tela do dispositivo, a pessoa mais velha ao invés de ler, pede ajuda do mais jovem. 

Alguns podem dizer que é pelo fato de ser uma tecnologia nova e não ser da época deles, mas e uma criança? Tudo é novo pra ela. 

Outros podem dizer que é pela idade, a pessoa não tem mais cabeça ou não é tão inteligente para essas coisas. 

Será que precisa de tanta inteligência para ler o que está escrito no quadro informativo? Muitas vezes é só clicar em Confirmar. Na minha opinião isso não é falta de inteligência, mas sim preguiça e comodismo. 

Autodidatas são mais inteligentes?
Photo by Jessica Lewis

Não precisa gostar de ler e estudar

Eu trabalho escrevendo, mas ironicamente detesto ler e estudar. Eu até mesmo larguei a escola, fiz supletivo e não fiz faculdade. Isso não me impediu de aprender a tocar teclado, violão, violino, aprender japonês, inglês ou trabalhar com Marketing, SEO, WordPress e Programação da Web. 

Claro que tem consequências em não gostar de estudar, simplesmente não consegui atingir a totalidade em tudo que estudei, e algumas coisas como violão e violino deixei de lado quando perdi interesse e pela falta de tempo. O fato é que não precisa se matar de estudar pra conseguir realizar um desejo. 

Quando uma pessoa insiste em dizer que algo é difícil ou que não tem tempo para estudar, ela simplesmente está inventando desculpas e não tem real interesse. Essa é aquela famosa desculpa chamada Procrastinação, algo que todos tem pra alguma coisa, inclusive eu, que me considero rei da procrastinação. 

Ser Autodidata nem sempre refere-se aos crânio de ferro que gostam de estudar, mas sim da capacidade e habilidade de aprender as coisas sozinho. Imagine uma criança que esteja brincando com teclado, logo ela aprende sozinho a tocar uma música. Foi exatamente isso que aconteceu comigo. 

Eu aprendi teclado sozinho, nunca li um livro, na verdade sempre corri das famosas partituras e aulas teóricas. Apenas aos 25 anos eu fui aprender as letrinhas das cifras, mas até hoje não tive interesse em aprender os desenhos das partituras. 

Existem consequências em não estudar, por exemplo, se eu ficar muito tempo sem tocar teclado, eu simplesmente esqueço as músicas na qual aprendi de ouvido. O mesmo pode acontecer com aprendizado de idiomas ou qualquer outra coisa. 

Então, caso seja uma pessoa que se considera normal, não acha que autodidatas são especiais por conseguir estudar, porque nem todos conseguem, estudar é algo chato. Alguns para contornar as barreiras dos estudos simplesmente inventam métodos divertidos e inovadores. 

A base do autodidatismo é inventar as coisas! 

Autodidatas são mais inteligentes?
Photo by cottonbro

Autodidatas não são totalmente Independentes

Outra ideia errada é que os autodidata são independentes e sempre estudam sozinho. Isso não é verdade, só porque sou autodidata não significa que não posso fazer um curso. 

Na verdade, grande parte do estudar sozinho, consiste em assistir vídeo aulas online, ler livros, ler artigos e realizar pesquisas na internet. Geralmente o que um autodidata evita é gastar dinheiro com aulas presenciais e cursos online. 

Eu tive a oportunidade de acessar diversos cursos online, inclusive aqueles famosos do marketing digital que costuma custar mais de 7.000 reais. Sinceramente, pra mim eles falam apenas o obvio, fazem muita enrolação e encheção de linguiça.

Talvez o que difere um autodidata de uma pessoa que se considera normal é o simples fato dela sempre encontrar facilidade em coisas nas quais outros fazem parecer difícil. Estamos sempre a buscar caminhos alternativos ou formas de sermos independentes.

Não imagine que autodidatas não gostam de professores ou de criar grupinhos de estudo, na verdade é muito legal e divertido se reunir para estudar juntos. Geralmente somos contra os métodos educacionais tradicionais por causa de sua lentidão e chatisse. 

Autodidatas são mais inteligentes?
Photo by Pixabay

Sua Maneira de Pensar está errada

Muitas pessoas costumam dizer que japoneses são mais inteligentes, mas será verdade? O Japão não é tão evoluído como pensam, até hoje alguns ainda usam FAX. Muitos dos aspectos da sociedade japonesa pode ser consideradas arcaicas. 

O que fez as pessoas criarem a ideia de que japoneses são mais inteligentes? Talvez a disciplina nas escolas ou simplesmente o idioma cheio de ideogramas. O ponto é que os japoneses realmente pensam diferente. 

O principal motivo dos japoneses parecerem inteligentes em comparação com outras pessoas é porque eles se esforçam, tudo resultado da educação e cultura. Recomendo fortemente ler meu artigo sobre a inteligência dos japoneses caso tenha ficado curioso.

Quando se estuda um idioma novo, você realmente muda a sua maneira de pensar. Quando se tem disciplina e pressão, qualquer pessoa consegue alcançar seus limites. É isso que falta nas pessoas que não se acham inteligentes, ultrapassar seus limites! 

A mentalidade dos que não se consideram autodidata é sempre depender dos outros e tentar pegar o caminho mais fácil. Esse tipo de mentalidade é errada e faz com que as pessoas comuns sempre pegue o caminho mais difícil. 

É muito mais difícil e demorado tentar depender de alguém para realizar determinada função. Você não precisa ser inteligente para fazer as coisas sozinho, basta ter curiosidade e iniciativa para isso. 

Talvez o mais difícil seja ter a iniciativa, até porque não sou um grande exemplo de iniciativa, mas ela pode ser adquirida e cobrada. Eu mesmo sou motivado por dinheiro, sempre fiz as coisas com intenção de obter lucros. 

Eu não teria nenhum site na internet se não ganha-se nada com isso, até porque esse é meu trabalho. Se eu não precisa-se de dinheiro, acho que passaria grande parte do meu dia viajando, assistindo e jogando. 

Na verdade, se você se acha menos inteligente que autodidatas, o que acha de começar a jogar mais vídeo games?  Eles te ajudam a desenvolver seu cérebro, atiçam sua curiosidade e independência, vão te ajudar fortemente na hora de procurar soluções para seus problemas. 

Acho que vou creditar grande parte das minhas habilidades autodidata ao tempo que passei jogando vídeo games na minha infância. 

Autodidatas são mais inteligentes?
Photo by emre keshavarz

Eu não sou mais inteligente que ninguém

Talvez você se considere menos inteligente do que aqueles que conseguem aprender sozinho, mas eu mesmo me considero burro em comparação com muitas outras pessoas que conseguem realizar certas atividades na qual não consigo. 

Alguns conseguem aprender vários idiomas ao mesmo tempo, aprender a tocar instrumentos no qual não consegui, aprender a criar do zero códigos de programação, aprender a desenhar, pintar e muitas outras coisas nas quais podem ser chamadas de dons que apenas alguns tem. 

Sempre vai ter coisas que outros conseguem fazer na qual você não consegue ainda, mas isso não te torna menos inteligente que ninguém, nem te impede de aprender. Se acha que não tem um dom, é porque ainda não descobriu. 

O autodidatismo não é nenhum dom, é uma habilidade que pode ser adquirida por qualquer pessoa. Essa habilidade com certeza vai ajuda-lo a descobrir seus dons, vai ajuda-lo a aprender qualquer coisa que deseja. 

Se você tem inveja daqueles que conseguem aprender as coisas sozinho e com facilidade, o que acha de tomar uma atitude e se tornar um autodidata? Foi pra isso que criei o site autodidatas.org 

Deixe um comentário