Método RSVP – Aprenda Leitura Dinâmica

Neste artigo vamos falar sobre um método usado por autodidatas chamado RSVP que significa Rapid Serial Visual Presentation. Esse método pode ajuda-lo no aprendizado de idiomas ou qualquer outra coisa através da leitura dinâmica ou Speed Reading.

Trata-se de um método bastante desconhecido, acredite que fui pesquisar pela sigla e não encontrei nenhum artigo em português? Esse método é bastante prático porque trás muitos benefícios na hora de aprender e ler, algo muito essencial para os autodidatas.

O que é RSVP?

Rapid Serial Visual Presentation (RSVP) pode ser traduzido como apresentação visual serial rápida, trata-se de um método científico para estudar o tempo de visão. No RSVP, uma sequência de estímulos é mostrada a um observador em um local em seu campo visual.

O observador é instruído a relatar um desses estímulos – o alvo – que possui uma característica que o diferencia do resto do fluxo. Por exemplo, os observadores podem ver uma sequência de estímulos consistindo de letras cinza com exceção de uma letra vermelha.

Eles são instruídos a relatar a letra vermelha. As pessoas cometem erros nessa tarefa na forma de relatos de estímulos que ocorreram antes ou depois do alvo. A posição no tempo da carta que eles relatam, em relação ao alvo, é uma estimativa do momento da seleção visual nessa tentativa.

Talvez você não tenha entendido bulhufas do que acabei de dizer, mas tentando simplificar, no aprendizado de idiomas por exemplo, consiste em acompanhar diversas palavras sendo exibidas numa determinada velocidade, afim de treinar a leitura.

O objetivo desse método é treinar a sua velocidade e habilidade de leitura em outros idiomas, que geralmente é lenta entre os novos estudantes que estão aprendendo um novo idioma.

Método rsvp - aprenda leitura dinâmica
Photo by Andrea Piacquadio

Os benefícios do Speed Reading

Qual o objetivo de aprender a ler mais rápido? Imagine ler um livro em um dia ao invés de gastar semanas? Isso é realmente possível para aqueles que dominaram a técnica do RSVP.

Claro que nem todos vão conseguir alcançar tal façanha, mas imagine poder ler textos em outro idioma sem travar? Essa técnica é essencial para estudantes de novos idiomas.

A técnica também pode ajuda-lo a memorizar com facilidade as coisas. Ela também te ajuda a manter focado no objetivo ativando o poder de atenção e memorização.

Quanto mais você ler, mais se torna inteligente, seu cérebro expande e você consegue realizar mais coisas e tomar decisões com mais sabedoria e raciocínio.

A leitura dinâmica pode ajuda-lo a conquistar diversos objetivos, obter informações sobre determinado país para qual vai viajar ou ser aprovado num emprego ou concurso público.

Resumindo, aprender leitura dinâmica pode ajuda-lo a:

  • Adquirir novas informações rapidamente;
  • Aumentar a velocidade de leitura;
  • Aprimorar o vocabulário de forma ágil;
  • Otimizar o tempo dedicado aos estudos;
  • Melhorar a capacidade de compreensão;
  • Ampliar o conhecimento de maneira constante;
  • Te deixa mais inteligente;
Método rsvp - aprenda leitura dinâmica
Photo by Vlada Karpovich

Método RSVP e Método Leitura Dinâmica

Existem diferenças entre leitura dinâmica e RSVP. Enquanto a leitura dinâmica refere-se simplesmente a ler um texto rapidamente, RSVP refere-se ao processo para adquirir tal habilidade.

O método RSVP te ajuda a reconhecer padrões para aumentar a capacidade de ler mais rápido. O RSVP mostra estímulos visuais no mesmo ponto da tela afim de ajuda-lo a treinar sua leitura.

Esse método é muito importante porque ao aprender um novo idioma você sempre acaba lendo a palavra inteira, principalmente se for outra escrita como japonês, chinês ou árabe.

Geralmente quando se lê em português, sem nem perceber você consegue reconhecer uma palavra antes mesmo de ler todas as letras dela, tudo graças aos padrões de reconhecimento.

Usar o método RSVP vai te ajudar a reconhecer esses padrões em outros idiomas cada vez mais rápido. Você também pode aumentar a velocidade de acordo com sua evolução.

Além do RSVP, estudo de leitura dinâmica envolve outras técnicas como Skimming que consiste em ler apenas o necessário afim de compreender todo texto mesmo não lendo por completo.

Também existe o método meta guiding que consiste em ler com um ponteiro ou caneta afim de aumentar a velocidade de leitura. Não vamos sair muito longe do foco do artigo que é RSVP.

Método rsvp - aprenda leitura dinâmica
Photo by Artem Podrez

Como usar o método RSVP

Uma pessoa normal consegue acompanhar no próprio idioma cerca de 150 palavras por minuto. Pode parecer muito pouco, mas isso é muito lento para quem pratica o RSVP.

Se você praticar o método RSVP você pode ser capaz de ler 600 palavras por minuto ou até mais dependendo da sua habilidade. Você pode começar com 150 palavras e ir aumentando cada vez que ficar mais fácil.

Caso queira testar o método RSVP, basta pegar qualquer texto e coloca-lo em alguns dos sites abaixo. Você também pode escolher em qual velocidade o texto é passado.

Vale lembrar que existem muitos outros programas e extensões de navegadores que permitem transformar textos em RSVP. Eu espero que tenham gostado desse método, bons estudos!

Deixe um comentário

pt_BRPortuguese